28 de Maio de 2016

No dia 26 de Maio de 2016 teve lugar na sala de reuniões do Hotel Montebelo Vista Alegre em Ílhavo (Aveiro) a Reunião Anual dos Centros de Pacing 2016, organização conjunta da APAPE e IPRC. A coordenação científica pertenceu aos Drs. Hipólito Reis, presidente da APAPE e Pedro Marques, Vice-presidente da APAPE para a Área de Pacing, tendo a logística sido centralizada pelo IPRC, com a cooperação da empresa de Xarm-eventos.

A reunião teve 64 inscrições, tendo estado representados a maioria dos centros nacionais de pacing e tendo o apoio das cinco firmas da Indústria de dispositivos médicos que se dedicam a esta área, os quais se fizeram representar pelos seus corpos gerentes e diversos membros dos respectivos staffs.

O programa científico, que se apresenta em anexo, compreendeu na parte da manhã, de cunho essencialmente prático, três mesas dedicadas respectivamente à utilização do pacing em “bradiarritmas”, “ressincronização cardíaca” e “taquiarritmias”. A parte da tarde iniciou-se com uma sessão de homenagem ao Centro de Pacing do Hospital Infante D. Pedro (Aveiro) em que esta unidade teve a oportunidade de divulgar publicamente a sua actividade no campo da terapêutica das bradiarritmias. Seguiu-se uma apresentação pelo Vice-presidente da APAPE para a Área de Pacing, Dr. Pedro Marques, dos números do registo nacional de pacing referentes ao ano de 2015. Por fim teve lugar uma mesa mais teórica, abrangendo uma reflexão sobre temas como a organização de equipas híbridas na abordagem de situações arritmológicas, as potencialidades da implantação de dispositivos em regímen ambulatório e a discussão crítica de alguns aspectos metodológicos dos ensaios científicos.

PROGRAMA