No dia 28 de Novembro de 2015 teve lugar no “Hotel Douro Scala” em Mesão Frio (Peso da Régua) a Reunião Anual de Electrofisiologia, organizada em conjunto pela APAPE e pelo IPRC. A coordenação científica pertenceu aos presidentes das duas instituições e à vice-presidente da APAPE para a área de Electrofisiologia, tendo a logística sido assegurada pelo IPRC com o apoio da empresa de eventos Xarm.

A reunião teve 52 inscrições, tendo estado representados praticamente todos os centros nacionais de electrofisiologia. A realização teve o apoio de seis firmas da indústria de dispositivos médicos, tendo estado presentes 24 membros dos respectivos staffs.

O programa, que pode ser consultado em anexo, teve como tema geral “as ablações complexas”, compreendendo três mesas redondas em que foram abordadas respectivamente as ablações complexas de vias acessórias, da fibrilhação auricular e da taquicardia ventricular; a reunião terminou com uma sessão de casos clínicos de ablações complexas, provenientes da casuística dos diferentes centros – foram assim apresentados casos de cinco serviços diferentes, que foram discutidos por colegas pertencentes a outros centros.

Destacamos mais uma vez a importância destas pequenas reuniões, muito focadas sobre problemas práticos e que suscitam larga discussão entre os assistentes.

O programa social incluiu uma visita guiada ao Museu do Douro no Peso da Régua e jantar de confraternização no restaurante desse museu.

PROGRAMA DA REUNIÃO DE ELECTROFISIOLOGIA