A 6 de Junho de 2015 realizou-se no Hotel Lake Resort em Vilamoura a reunião “Summer Arrhythmia Summit 2015”, com o patrocínio da APAPE e do IPRC.

Esta reunião veio na sequência de duas anteriores realizadas no mesmo local em 2011 e 2013; estas últimas tiveram uma significativa participação de electrofisiologistas estrangeiros o que não foi possível na actual, dados os constrangimentos económicos.

Foi decidido que a reunião seria de transição, numa versão mais reduzida relativamente às anteriores (apenas um dia em vez de dois) e limitada 30 inscrições. Manteve-se a coordenação das reuniões, presidida pelos Drs. Andrea Natale e Sabine Ernst, juntamente com o Dr. Miguel Ventura grande promotor nacional da iniciativa desde o seu início; associou-se na coordenação o Dr. Diogo Cavaco, convidado pela Direcção do IPRC. A ideia seria no futuro manter esta reunião e acoplá-la à habitual “Reunião Anual de Electrofisiologia”, em anos alterados. A reunião passaria assim a ter dois dias – um internacional e outro nacional e seria realizada numa época mais baixa – em princípio Outubro (nos anos em que não fosse realizada a reunião de arritmias em Veneza).

O IPRC ficou encarregado da logística da reunião de 2015, com o apoio da firma de eventos Getdown.

Os Drs. Cavaco e Ventura elaboraram o programa e convidaram os prelectores; cada um dos estrangeiros aceitou proferir uma conferência com um tema por eles escolhido. A estrutura do programa baseou-se genericamente num esquema com apresentações de 5 minutos seguidas de discussão, sendo o tópico das mesas “O que é que mudou significativamente nos últimos dois anos” – organizaram-se assim duas mesas, presididas pelos nossos dois convidados estrangeiros, cada uma com 6 apresentações, percorrendo de forma exaustiva os capítulos mais importantes da Arritmologia (ver programa em anexo).

Consideramos que a reunião foi um sucesso científico na medida em que houve uma larga e profícua participação da assistência na discussão de cada um dos temas.

PROGRAMA SUMMER ARRYTHMIA SUMMIT 2015

logos_SAS20151