Nos passados dias 06 e 07 de Fevereiro teve lugar no “Cascais Miragem Hotel” a reunião anual “Arritmias 2015”, organizada conjuntamente pela APAPE e pelo IPRC.

A reunião contou com 269 inscrições entre médicos (arritmologistas, internos de cardiologia e cardiologistas gerais), técnicos de cardiopneumologia e enfermeiros dedicados a esta área.

A reunião contou com 87 participantes activos (faculty), entre prelectores, moderadores e membros de painéis, que incluíram 71 médicos, 8 técnicos cardiopneumologistas e 8 enfermeiros.

O programa incluiu o habitual Simpósio Luso-Brasileiro contando com a colaboração da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) representada pelo seu presidente que co-moderou a mesa. Tiveram lugar ainda três mesas redondas médicas, uma de enfermagem e uma dos técnicos cardiopneumologistas, uma conferência por um convidado estrangeiro, uma sessão de controvérsia, outra de casos clínicos e ainda uma sessão de debate com uso de televoters conjunto da técnicos e enfermeiros. A manhã do primeiro dia foi de novo preenchida por duas sessões com um formato inovador utilizado nos anos anteriores, este ano designadas por “Temas em foco”. Compreenderam cada uma um painel de peritos que integrava arritmologistas, cardiologistas gerais e uma delas, referente à “síncope” também neurologistas, cuja discussão, dinamizada pelos coordenadores tinha, por base em casos clínicos, cujas opções diagnósticas e terapêuticas eram votadas previamente pelo painel com recurso a televoter.

Os grandes temas da reunião foram a síncope, a anticoagulação oral na fibrilhação auricular; os dispositivos cardíacos (implantados e externos); a monitorização remota de dispositivos; as guidelines médicas e, arritmologia, o ECG na avaliação do risco arrítmico em doenças arritmogéneas primárias; a ablação de fibrilhação auricular; a taquicardia ventricular e os registos da APAPE.

Como habitual foi organizada uma exposição de posters, utilizando-se tal como nos anos anteriores uma metodologia electrónica com apresentação em écrans de larga dimensão, tendo sido incluídas 38 comunicações, número que excedeu o de qualquer das reuniões anteriores. No final da reunião foi atribuído o prémio para o melhor poster (prémio Medtronic), seleccionado por um júri de peritos, nomeado para o efeito.

As casas de dispositivos médicos e laboratórios clínicos participaram na reunião a nível da exposição técnica, disponibilizando a maioria outros tipos de colaboração, como o apoio à deslocação e alojamento dos convidados estrangeiros ou a inscrição de participantes. Para além de stands na exposição técnica, três casas dispunham de hospitality-suites onde faziam demonstrações dos seus produtos, ou recebiam os seus convidados. Foram ainda organizados três simpósios da indústria (da Pfizer/BMS, Bayer e Boston Scientific) que tiveram lugar na sala principal.

A reunião teve o patrocínio de: Bayer Portugal, Biosense Webster/Johnson & Johnson, Biotronik Portugal, Boheringer Ingelheim, Boston Scientific, Laboratórios Pfizer / Bristol-Myers Squibb, Medtronic Portugal, St. Jude Medical, Sorin Cardio.

Durante o “Arritmias 2015” foi distribuído um jornal (NewsFarma) com uma introdução (“Boas Vindas”) elaborada pelos Co-presidentes da reunião (Presidentes da APAPE e do IPRC) e pequenos textos acerca das diversas mesas, da responsabilidade de um ou mais dos seus moderadores e/ou prelectores.

PROGRAMA ARRITMIAS 2015


GRANDES TEMAS:

  • Síncope
  • Anticoagulação oral na fibrilhação auricular
  • Dispositivos cardíacos (implantados e externos)
  • Monitorização remota de dispositivos
  • Guidelines médicas
  • ECG e avaliação do risco arrítmico
  • Ablação de fibrilhação auricular
  • Taquicardia ventricular
  • Registos da APAPE