Mantendo as reuniões internacionais da APAPE/IPRC a sua periodicidade anual, a de 2012, este ano designada por “Arritmias 2012”, teve lugar nos dias 10 e 11 de Fevereiro de 2012, no Centro de Congressos de Tróia.

No programa científico (clique aqui), elaborado por uma Comissão Científica integrando elementos da APAPE e do IPRC, houve a preocupação de serem contempladas as diversas áreas de actividade da Arritmologia.

Destacamos o “Simpósio Luso-Brasileiro de Arritmologia” em colaboração com a SOBRAC (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas), em que foi abordada a problemática da terapêutica ablativa da fibrilhação auricular e o Simpósio Luso-Espanhol, em parceria com a Secção de Electrofisiologia e Arritmias da Sociedade Espanhola de Cardiologia, que focou o importante tema da morte súbita no jovem.

A reunião, contou com a participação activa de um elevado número de participantes, entre prelectores e moderadores, que atingiu o total de 60 pessoas, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos. Apesar das dificuldades relacionadas com o acesso ao local e menor apoio da indústria em relação com a actual crise, foram atingidas as 200 inscrições.

Para além de diversas mesas-redondas, controvérsias, conferências e sessões de outros tipos, tiveram lugar uma mesa de enfermagem, outra dos técnicos cardiopneumologistas e outra ainda integrando conjuntamente estes dois grupos profissionais.

Destacamos ainda a sessão “Conversas com ritmo” em que com a presença de dois reconhecidos peritos na área foi discutida durante uma hora e meia a candente problemática dos custos em arritmologia.

Como habitual, foi organizada uma exposição de posters, que registou um número record de 32 comunicações.

Foi organizada a habitual exposição técnica que este ano registou a presença de menos stands, no total de 12 (para 11 casas da indústria). Duas casas de material de electromedicina tiveram ainda uma hospitality-suite para receberem os convidados e participantes e fazerem demostrações dos seus aparelhos.

A reunião teve o patrocínio  de:
Boston Scientific, Bayer HealthCare, Boehringer Ingelheim, CR Bard, Farmimpex Cardio, Johnson & Johnson, Medtronic Portugal, St. Jude Medical, Sanofi-Aventis, Setfarma, Sorin Group.

PROGRAMA ARRITMIAS 2012