Nos passados dias 14 e 15 de Fevereiro teve lugar no “Cascais Miragem Hotel” a reunião anual “Arritmias 2014”, organizada conjuntamente pela APAPE e pelo IPRC.

A reunião contou com 241 inscrições entre médicos (sobretudo arritmologistas mas também internos de cardiologia e alguns cardiologistas gerais), técnicos de cardiopneumologia e enfermeiros dedicados a esta área.

A reunião contou com um elevado número de participantes activos, entre prelectores e moderadores, que atingiu um total de setenta e quatro.

O programa incluiu os habituais Simpósios Luso-Brasileiro e Luso-Espanhol, mesas redondas, conferências, uma sessão de controvérsia, outra de casos clínicos e ainda duas mesas de técnicos e uma de enfermeiros. A manhã do primeiro dia foi preenchida por duas sessões meet the experts, uma sobre ”arritmias ventriculares – como abordar?” e outra sobre “pacemaker – quando indicar?” com um formato inovador já utilizado no ano anterior, compreendendo um painel de peritos que integrava arritmologistas e cardiologistas gerais prestigiados, em que a discussão se baseou em perguntas ou casos clínicos, votados previamente por esse painel com recurso a televoter.

Os grandes temas da reunião foram além dos referidos para as sessões meet the experts, as arritmias e risco tromboembólico, o CDI subcutâneo, a terapêutica farmacológica na insuficiência cardíaca (antes e depois da implantação de CRT), a ablação da fibrilhação auricular, o papel do sistema nervoso autónomo na FA, os avanços tecnológicos no pacing e as novas possibilidades na terapêutica por CDI e CRT.

Como habitual foi organizada uma exposição de posters, utilizando-se tal como no ano anterior uma metodologia electrónica, com apresentação em écrans de larga dimensão, tendo sido apresentadas 32 comunicações. Como habitual, foi atribuído o prémio para o melhor poster (prémio Medtronic), seleccionado por um júri de peritos senior, nomeado para o efeito.

As casas de dispositivos médicos e laboratórios clínicos participaram na reunião a nível da exposição técnica, disponibilizando a maioria outros tipos de colaboração, como o apoio à deslocação e alojamento dos convidados estrangeiros ou a inscrição de participantes. Para além de stands na exposição técnica, três casas dispunham de hospitality-suites onde faziam demonstrações dos seus produtos, ou recebiam os seus convidados. Foram ainda organizados dois simpósios-almoço da indústria (Bayer e Boston Scientific), cada um dos quais teve a assistência de cerca de 100 participantes.

A reunião teve o patrocínio  de:
Boston Scientific, Bayer HealthCare, Biotronik, Boehringer Ingelheim, , Johnson & Johnson, Laboratórios Pfizer, Medtronic Portugal, St. Jude Medical, Sorin Group.

PROGRAMA ARRITMIAS 2014

EXPOSIÇÃO DE POSTERS