Criado em Março de 2005, o IPRC é uma estrutura que congrega cardiologistas portugueses dedicados à área da arritmologia, pretendendo, em estreita colaboração com a Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), promover a prática desta actividade nos seus aspectos clínicos, científicos e de investigação, dando apoio os médicos e outros profissionais de saúde que se dedicam ao estudo e tratamento das arritmias cardíacas, e contribuindo para a divulgação de questões relevantes no âmbito da educação e formação.

Tendo o IPRC finalidades distintas mas complementares da APAPE, colabora nas actividades desta última, particularmente nos aspectos logísticos da organização de reuniões científicas, estando também vocacionado para a investigação científica, nomeadamente em áreas da epidemiologia das doenças arrítmicas e registos nacionais, e no apoio informativo aos doentes com arritmias.

Dispondo de uma sede devidamente apetrechada, o IPRC tem condições para organizar reuniões e cursos, assim como liderar projectos de investigação ou participar em registos clínicos em arritmologia, tendo colaborado neste sentido com a APAPE, Grupos de Estudo da SPC e organizações de Clínicos Gerais.

Outra vertente de actividade diz respeito à disponibilização do acesso a documentação científica nesta área clínica, facultando artigos de diversas revistas científicas com factor de impacto relevante no âmbito das arritmias e cardiologia geral.

A formação representa uma das componentes mais importantes das funções do IPRC. Para isso, o instituto dispõe de um pequeno auditório com condições para a organização de cursos, exposições ou simpósios dirigidos a médicos, técnicos e enfermeiros. Têm assim sido organizadas diversas acções de formação em colaboração com a APAPE, sobretudo dirigidas a internos e cardiologistas em formação, pretendendo-se estendê-los a outros grupos profissionais.

Pretendendo-se criar meios de interacção dinâmicos com os doentes com arritmias e público em geral, está em desenvolvimento a criação de novas potencialidades no site do IPRC para este efeito, tendo-se colaborado em campanhas de outras estruturas dedicadas especificamente a estas funções como a associação “Bate-Bate Coração”.

No que respeita à promoção e organização de reuniões científicas, o IPRC tem centralizado os aspectos logísticos e a divulgação de reuniões parcelares de pacing cardíaco e de electrofisiologia, assim como das reuniões gerais de arritmologia de âmbito internacional, inicialmente bienais, passando desde 2007 a ser organizadas anualmente (“Lisbon Arrhythmia Meeting”, “Arritmias”).

O IPRC disponibiliza ainda assessoria clínica e técnica nas suas áreas de interesse, nomeadamente a médicos de clínica geral e internos em formação.